* SBAA * Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia

. Página Principal
. História
. Contatos
  
  EFEMÉRIDES PARA 2014

. O Céu do Mês
. Calendário Lunar
. Fenômenos Astronômicos
  
  O NOSSO SISTEMA SOLAR

. Planetas
. A Lua
. Cometas
. Plutóides / Planetas Anões
. Pequenos corpos
  
  O UNIVERSO

.
Origem
. Galáxias
. Nebulosas
. Buracos Negros
. Quasar
. Pulsar
. Novas pesquisas...
  
  EREA -
Encontro Regional  
  de Ensino de Astronomia

. III EREA - Sobral/CE
. VI EREA - Limoeiro/CE
. VII EREA - Caucaia/CE
  
  IYA 2009


. Ações do IYA 2009 no Brasil
  
  OBSERVATÓRIOS

. Observatórios no Brasil
. Observatórios pelo mundo
. Observatórios Espaciais
  
  PLANETÁRIOS

. Planetários Brasileiros
. Planetários pelo mundo
 
 
  SITES RELACIONADOS

. SAB - Soc. Astronômica Bras.
. OBA - Olimp. de Astronomia

. ON - Observatório Nacional
. Intern. Astronomical Union
. Intern. Planetary Society
. Associação Bras. Planetários
. Agência Espacial Brasileira
. Agência Espacial Européia
.
Hubble Space Talescope
. NASA
. CNPq
. Seara da Ciência (UFC)
. The Galileo Project
 
* SBAA * Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia
HISTÓRIA
   Observação do Eclipse Solar de 1947 na residência do poeta e pintor Otacílio de Azevedo, reuniram-se em 1947 sócios e amigos da SBAA para apreciar o fenômeno, que foi observado através do refrator "VION" de 61mm de Rubens de Azevedo posto à disposição da entidade.
  Estava nascendo a SBAA...(Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia) a 1ª entidade de amadores de Astronomia do Brasil, fundada por Rubens de Azevedo em 26 de fevereiro de 1947. Embaixo, da esquerda para a direita, em 2º está Otacílio de Azevedo, pai do Rubens e em 3º está Jandira Carvalho de Azevedo, esposa do "Mestre Rubens".
  A SBAA não possui sede própria, ao longo desses 65 anos de existência manteve suas reuniões semanais em vários locais. Iniciou suas atividades na residência do poeta e pintor Otacílio de Azevedo e em seguida ocupou espaços na Casa de Juvenal Galeno, Casa de Cultura Raimundo Cela, Observatório Astronômico do Colégio Christus e Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro. Atualmente existe um projeto para se colocar a sede da SBAA no Planetário Rubens de Azevedo.
  Detalhes do OBSERVATÓRIO POPULAR FLAMARION, eregido no telhado da casa do poeta e pintor Otacílio de Azevedo, por ele e Beni Maciel da Silveira, em 1948, para servir de Obervatório da SBAA. A casa era a de nº 757, à Rua Jaime Benévolo, Fortaleza - Ceará.
Rubens de Azevedo e o primeiro telescópio da SBAA, construido em cobre e bronze pelos astrônomos Jean Nicolini e Orlando Zambardino, de São Paulo, em 1948.

  Nessa época Rubens de Azevedo já ministrava palestras, cursos de Astronomia e demonstrações em praça pública com observações astronômicas dirigidas ao público em geral e amadores da Astronomia.

  Além de organizar cursos, palestras e demonstrações públicas, a SBAA acolhia a todos os interessados em Astronomia em reuniões semanais. Nas reuniões eram discutidos os mais variados assuntos de Astronomia e ciências afins.

  Também nessas reuniões eram lidas as correspondências recebidas de várias partes do Brasil e de outros países.
   Reuniões da SBAA em 1948 na residência de Eduardo Bezerra Neto, sócio-fundador, reuniam-se para trabalhos astronômicos: Francisco Coelho Filho, Emília Perdigão, Jandira Carvalho de Azevedo, João do Amaral Perdigão, Daniel Tardio, Rubens de Azevedo, Afonso Ligório, Gérson de Sousa Pereira e Eduardo Bezerra Neto.
   SBAA(1950), Reunião na Casa de Juvenal Galeno, vendos-e os sócios Afrânio Rebouças Costa, Rollney Correia, Oscar Barbosa Hatherley, Daniel Tardio, Duilio Ramos, José Newton Carvalho Sisnando Lima, Eduardo Bezerra Neto, José Odacir Mendes Lima; sentados: Antônio Isaias de Jesus, João do Amaral Perdigão, Zorrillo de Almeida, Nenzinha Galeno, Rubens de Azevedo, Jandira Carvalho, Gérson de Sousa Pereira e José Augusto de Moura.
   Na mesa o Álbum de Ouro da SBAA.
* SBAA * Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia
SOCIEDADE BRASILEIRA DOS AMIGOS DA ASTRONOMIA
Site desenvolvido e mantido por Prof. Dermeval Carneiro.
© 2014 Todos os direitos reservados.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL